Imagem responsiva

 

Você pode fazer 4 trancamentos durante o curso (um semestre cada). O período de trancamento não é contabilizado no seu tempo no curso. Você tem um tempo máximo de 18 semestres para concluir o curso. Se você realizou 4 trancamentos, você pode se formar com 2 anos a mais (um semestre para cada trancamento), terminando em até 22 semestres.A matrícula vínculo mantém a contagem dos semestres. Ou seja, esse semestre com matrícula vínculo conta no seu limite final. Se você fizer 4 matrículas vínculo, você continua com 18 semestres para concluir o curso.Tanto a matrícula vínculo quanto o trancamento devem ser realizados no período regular de matrícula.

A matrícula nesta disciplina poderá ser realizada no período de complementação de matrícula. Isto é válido para qualquer disciplina, desde que haja vaga disponível.

No lado esquerdo da janela aparecem as disciplinas prioritárias determinadas pelo Sig@ para você. Se a disciplina procurada não for encontrada neste lado, selecione o órgão ofertante da disciplina em “Órgão Ofertante, Coord. de Curso ou Área de:”, no lado direito da janela de matrícula. Após a seleção do órgão ofertante, você poderá selecionar a disciplina procurada em “Componentes Ofertados”.

O Estágio Curricular é uma atividade obrigatória do curso de Engenharia da Computação. Ele é regido pelas normas da Poli e da UPE e é gerenciado pela Divisão de Estágio da Poli. Alguns elementos tornam essa atividade peculiar para o curso de Engenharia da Computação.O Estágio Curricular é realizado em alguma empresa ou Instituição ligada à Escola Politécnica diretamente ou através do IEL ou CIEE. Durante o estágio, o aluno é supervisionado por um profissional na empresa e um docente do DSC. Ambos acompanharão o desempenho do aluno. Nesse sentido, o docente do DSC pode ser qualquer um habilitado para tal e com disponibilidade. Isso deve ser acordado entre aluno e docente.

O estágio tem carga horária de 180 créditos, sendo 135 práticos e 45 teóricos. A realização do estágio deve ocorrer por um período mínimo de 180 dias numa mesma empresa.

A matrícula não implica que você já está estagiando em uma empresa, mas que tem de atender as atividades definidas pela Divisão de Estágio para a disciplina. Porém, ao matricular-se em Estágio Supervisionado já se deve estar à procura de uma empresa para realização do estágio curricular. A matrícula implica em assistir às aulas da disciplina ou outra qualquer atividade determinada pela Divisão de Estágio. Enquanto o estágio não for concluído, você deve renová-lo.

Se começar a estagiar em uma empresa, mas não estiver matriculado em Estágio Supervisionado, você deve se matricular em Estágio Supervisionado e formalizá-lo junto à Divisão de Estágio. A primeira matrícula em Estágio Supervisionado tem de ser realizada no período de matrícula ou na complementação da mesma.

Você deve renovar a matrícula em Estágio Supervisionado. Isto independe do período de matrícula do semestre, ou seja, a renovação não tem de ser no período de matrícula ou complemento dela.

Última grande atividade desenvolvida durante a graduação, o Projeto de Final de Curso ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) constitui-se de uma disciplina ministrada no 10o. período.Durante a disciplina, o aluno fará um projeto que receberá o aval do orientador. Esse projeto (com objetivos, metodologia, etc) será desenvolvido pelo aluno durante o 10o. período. Em paralelo, ele fará seu texto monográfico. Ao final do semestre, o aluno defenderá seu trabalho perante uma banca formada por dois professores: o orientador e outro professor do DSC (definido pelo professor da cadeira de TCC). O último professor dará a nota de defesa do aluno; o orientador não participará dessa avaliação, pois ele contribuiu e acompanhou o desenvolvimento do trabalho.

A carga horária mímina de disciplinas eletivas é de 690 horas.